quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Tribos urbanas do séc. XXI

Sei que este assunto já tem sido debatido em tantos outros blogues, por isso não me vou estender muito.
Uma tribo urbana é uma tribo criada dentro de uma cidade por pessoas que se sentem excluidas de alguma maneira e que pretendem integrar-se num determinado grupo.
Ultimamente tenho visto criaturas estranhas, mais estranhas que o costume, a passearem-se pelas ruas, na maioria das vezes em frente a escolas básicas e secundárias. Estas criaturas podem ser distinguidas e caracterizadas por novas tribos, pois entre elas parece existir uma espécie de padrão.
Até aqui tudo bem, um grupo de amigos junta-se porque gosta de um determinado estilo de música, gosta de se vestir de determinada maneira, etc..., mas o que acontece quando estes grupos começam a ser iguais de cidade para cidade, a nacionalizarem-se e por vezes em alguns casos a internacionalizarem-se?
O País, o mundo todo vive segundo dois ou três padrões diferentes e é assim atribuida a designação de "tribo urbana" a esse grupo ou padrão.

Vou agora explicar o que são e como podem ser identificadas as novas tribos urbanas que recentemente têm tomado conta do país.

1ºOs muito recentes Emos.

O que é afinal um Emo?
Um jovem emo, é um jovem que caiu na desgraça e no mau gosto, vive na tristeza e na solidão, são muito chorões. Caracterizados por gostarem do preto, de bonecos infantis, de padrões (riscas, quadradinhos, losangos, bolinhas, etc...), camisolinhas do avô e de gravatinhas. Têm um extremo mau-gosto musical. A maioria tem o cabelo preto (os que não têm pintam) e usam uma franja que muitas vezes chega a tapar o olho direito.

2ºOs maozões Basofes

O que é um Basofe (Chunga ou Gringo)?
Os Basofes podem ser observados em bairros sociais, caracterizam-se por usarem roupas de marca, tirarem fotografias em tronco nu com armas ou dinheiro na mão e colocarem na internet (fotoblogues). Usam um boné com a pala firmemente plana sobre a cabeça (a mais leve brisa pode faze-lo voar), na maioria das vezes em cor-de-rosa ou branco, muitos basofes usam ainda as meias sobre as calças de ganga, ténis e uma bela bolsa de cintura da lacoste. Têm a mania que são maozões, assaltam crianças e ouvem Kizombas e as músicas da banda sonora da telenovela "Morangos c/ açucar" da TVI.

3ºAs poderosas Pitas e Pitos

O que é uma Pita?
Uma pita pode ser definida como toda a rapariga entre os 12 e os 16 anos de idade (podendo estes limites ser variáveis), mas na minha opinião, pita não é apenas isto, para ser pita é necessário que não se possua conhecimento algum de língua portuguesa, que se goste de escarnecer as amigas e falar mal pelas costas, têm de gostar de qualquer piroseira que apareça na revista "Bravo" ou nos "Morangos c/ açucar". É necessário acima de tudo que se goste de qualquer música que passe no canal "MTV".
O que é um Pito?
Um Pito é exactamente a mesma coisa que uma Pita, mas na versão masculina, ou então pode também ser outra coisa...:D (não confundir com Puto).
Como identificar uma Pita?
Na rua, pode-se identificar uma pita pela adolescente que usa maquilhagem e adereços pirosos.
No telemóvel e no MSN, naumhH eh prexijuHh explikareHhh, além disto despem-se com facilidade para a webcam (deve ser para mostrarem que já são adultas).
Ver também: http://www.pica.pt/forum/index.php?topic=57.0

Estas são algumas das novas tribos urbanas que têm vindo a aparecer nos últimos anos que se acrescentam às já antigas:

-Góticos
-Rastafaris
-Punks
-Dreads
-Betos
-etc...

Sem comentários: