quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Tribos urbanas do séc. XXI

Sei que este assunto já tem sido debatido em tantos outros blogues, por isso não me vou estender muito.
Uma tribo urbana é uma tribo criada dentro de uma cidade por pessoas que se sentem excluidas de alguma maneira e que pretendem integrar-se num determinado grupo.
Ultimamente tenho visto criaturas estranhas, mais estranhas que o costume, a passearem-se pelas ruas, na maioria das vezes em frente a escolas básicas e secundárias. Estas criaturas podem ser distinguidas e caracterizadas por novas tribos, pois entre elas parece existir uma espécie de padrão.
Até aqui tudo bem, um grupo de amigos junta-se porque gosta de um determinado estilo de música, gosta de se vestir de determinada maneira, etc..., mas o que acontece quando estes grupos começam a ser iguais de cidade para cidade, a nacionalizarem-se e por vezes em alguns casos a internacionalizarem-se?
O País, o mundo todo vive segundo dois ou três padrões diferentes e é assim atribuida a designação de "tribo urbana" a esse grupo ou padrão.

Vou agora explicar o que são e como podem ser identificadas as novas tribos urbanas que recentemente têm tomado conta do país.

1ºOs muito recentes Emos.

O que é afinal um Emo?
Um jovem emo, é um jovem que caiu na desgraça e no mau gosto, vive na tristeza e na solidão, são muito chorões. Caracterizados por gostarem do preto, de bonecos infantis, de padrões (riscas, quadradinhos, losangos, bolinhas, etc...), camisolinhas do avô e de gravatinhas. Têm um extremo mau-gosto musical. A maioria tem o cabelo preto (os que não têm pintam) e usam uma franja que muitas vezes chega a tapar o olho direito.

2ºOs maozões Basofes

O que é um Basofe (Chunga ou Gringo)?
Os Basofes podem ser observados em bairros sociais, caracterizam-se por usarem roupas de marca, tirarem fotografias em tronco nu com armas ou dinheiro na mão e colocarem na internet (fotoblogues). Usam um boné com a pala firmemente plana sobre a cabeça (a mais leve brisa pode faze-lo voar), na maioria das vezes em cor-de-rosa ou branco, muitos basofes usam ainda as meias sobre as calças de ganga, ténis e uma bela bolsa de cintura da lacoste. Têm a mania que são maozões, assaltam crianças e ouvem Kizombas e as músicas da banda sonora da telenovela "Morangos c/ açucar" da TVI.

3ºAs poderosas Pitas e Pitos

O que é uma Pita?
Uma pita pode ser definida como toda a rapariga entre os 12 e os 16 anos de idade (podendo estes limites ser variáveis), mas na minha opinião, pita não é apenas isto, para ser pita é necessário que não se possua conhecimento algum de língua portuguesa, que se goste de escarnecer as amigas e falar mal pelas costas, têm de gostar de qualquer piroseira que apareça na revista "Bravo" ou nos "Morangos c/ açucar". É necessário acima de tudo que se goste de qualquer música que passe no canal "MTV".
O que é um Pito?
Um Pito é exactamente a mesma coisa que uma Pita, mas na versão masculina, ou então pode também ser outra coisa...:D (não confundir com Puto).
Como identificar uma Pita?
Na rua, pode-se identificar uma pita pela adolescente que usa maquilhagem e adereços pirosos.
No telemóvel e no MSN, naumhH eh prexijuHh explikareHhh, além disto despem-se com facilidade para a webcam (deve ser para mostrarem que já são adultas).
Ver também: http://www.pica.pt/forum/index.php?topic=57.0

Estas são algumas das novas tribos urbanas que têm vindo a aparecer nos últimos anos que se acrescentam às já antigas:

-Góticos
-Rastafaris
-Punks
-Dreads
-Betos
-etc...

sábado, 13 de outubro de 2007

Os videojogos actuais

Uma das coisas que me deixa intrigado é a situação em que se encontra actualmente o mundo dos videojogos, mais concretamente a área dos FPS (Atiradores em primeira pessoa) e os jogos de Role Play.
Vou começar pelos FPS, que como todos já devem ter reparado, nas revistas de videojogos ou em programas de televisão como o "insert coin", baseiam-se todos numa visão futurista do mundo com armas de raios lazer e fatos super-especiais à prova de bomba atómica. Agora pergunto, será que isto é atractivo para o utilizador final?, jogos como "Halo" ou "Half-life" em que é necessário lutar contra bichos gigantes com armas mega destrutivas, será que estes jogos são mais atractivos que jogos como "America's Army" ou "Battlefield 2"?
À velocidade a que são criados títulos de FPS's futuristas, as respostas a estas perguntas parecem óbvias e as perguntas sinceramente desnecessárias, mas vejamos o caso de "Medal of Honor", um jogo que continua a lançar novos títulos com novas missões mas que ainda assim se consegue centralizar em factos veridícos e manter-se fiel às armas existentes em que os alvos são pessoas com duas pernas e dois braços.
Passando agora de seguida aos RPG's, em particular os MMORPG's (massive multiplayer online RPG), já repararam como em praticamente todos eles, 3D, as árvores são exageradamente grandes?, todas as árvores parecem super-castanheiros velhíssimos, jogos como Silkroad e Lineage 2 apresentam este defeito. Porquê tanta fantasia?

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O Parvalhão

O Carlos Emanuel era um rapaz que comia muitas verduras porque a sua mamã lhe tinha dito que as verduras faziam bem, e faziam bem porque além de evitarem o colesterol, tinham poucas calorias o que fazia com que Carlos não tivesse energias e desmaiasse com muita facilidade.
Certo dia, Emanuel (como Carlos era conhecido entre as pessoas da sua raça) decidiu ir plantar um ovo de galinha, porque a galinha dá bons bifes de carne branca e ele gostava de frango assado, a meio caminho de lado nenhum o Emanuel decide voltar para trás onde encontra uma rapariga estranha que vivia no mato e comia carne crua e peixe. Quando regressava a casa, Emanuel já nada temia, encontrava-se novamente perante a situação que mais temia, encontrar um pássaro a voar com patas arqueadas não era coisa que se visse todos os dias, e como a maioria das pessoas estrangeiras, Emanuel não estava habituado, e não estava habituado por vários motivos, um deles muito interessante, o poderoso e arrebatador encanto grito da natureza. Então Emanuel decide começar por escavar um buraco enquanto punha o ovo previamente descascado a secar ao sol.
Algo lhe dizia que de certo modo alguma trovoada com raios poderosos lhe ia estragar os planos daquele dia, mas Emanuel não se importava porque na sua memória tinha guardado uma gabardine que costumava utilizar nas emergências do dia-à-dia. Quando apareceu o cidadão, Emanuel nem queria acreditar, esperava há imenso tempo por aquele limão, num gesto rápido tirou uma faca do bolso, cortou o limão ao meio e começou a espreme-lo para cima do bife.
As primeiras penas brotaram, uma alegria inexplicavel apoderou-se do corpo de Emanuel, rapidamente uma mulher bêbeda entrou na caverna e começou a proferir palavras sem sentido como se de uma louca se tratasse, Emanuel sabia que não, tinha a certeza que não, a galinha jamais o poderia ter atraiçoado daquela maneira, tudo não passava de um imbuste, felizmente Emanuel tinha guardado uma copia da chave na sua memória com qual abriu o pavilhão... Emanuel não queria acreditar, sentia-se estranho, sentia-se cansado.
Foi então que colheu o seu primeiro frango, estava com demasiada fome para esperar que este amadurecesse e se torna-se numa galinha e além disso não era grande adepto de canja. Emanuel sentou-se na sua secretária, ela reclamou, mas já nada fazia sentido, foi então que disfrutou da mais maravilhosa visão que alguma vez os seus olhos tiveram a alegria de observar - um prato de ovos moles descascados com uma azeitona.